A Casa Museu Aires Torres foi concretizada com a finalidade de preservar e divulgar aspetos da vida e obra do militar e poeta José Augusto Aires Torres, que nasceu em Parada de Pinhão no ano de 1893.
Possuidor de uma forte personalidade, da qual sobressaem o caráter austero e a defesa intransigente de princípios éticos e cívicos, era dotado de invulgares dotes artísticos que o levaram a experimentar diversas formas de expressão como a literatura, a representação, música e pintura. Para além da sua carreira militar e da criação poética, ao qual publicou a obra Inquietação (1925) e Anda às Voltas o Mundo (1946). Aires Torres desenvolveu ao longo da sua vida uma intensa ação cívica em defesa da República e da Democracia, que o levou a integrar movimentos revolucionários, que visavam a deposição do regime ditatorial.
Desta forma, percorrer a vida e obra de Aires Torres, além de ser um tributo a um notável poeta e cidadão português, é também um encontro com alguns dos mais significativos movimentos culturais e acontecimentos políticos da história portuguesa do século XX.
© 2025 Junta de Freguesia de Parada de Pinhão. Todos os direitos reservados | Termos e Condições